Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
Grupo Musical Diapasão
Junta de Freguesia
História da Freguesia de Santiago de Litém
Orago: S. Tiago Maior


Santiago de Litém surgiu a partir de pequenos povoados moçarabes. Foi doada mais tarde aos freires da Ordem do Templo. No reinado de D. Manuel I foi anexada à vigararia de Pombal. Um marco importante na sua história foi a presença do historiador João de Barros que aqui viveu entre 1567 e 1570.

Como nasceu o nome de SANTIAGO?
Diz a lenda que havia dois apóstolos chamados Simão e Tiago. Eles eram irmãos. Quando chegaram a estas terras, os irmãos habitaram-nas. Mas, como não queriam ficar longe um do outro, fizeram o seguinte: as do lado esquerdo do rio Arunca ficavam para Simão e as do lado direito para Tiago.

Santiago de Litém ocupa um lugar muito importante nos meios científicos internacionais. Foi aqui que foi encontrado o primeiro dinossauro terópodo intercontinental. Em 1988, foi descoberto o fóssil de um espécime de “ allosaurus Fragilis”, que se julgava ter existido apenas no continente norte-americano. Situa-se a Sul da cidade de Pombal.

A descobrir

 

 









 

Igreja Paroquial de São Tiago
. . .
De destacar o retábulo setecentista em mármore de vários tons e uma imagem de Santa Luzia do século XVI.
..
Forno do Largo da N. Sra. dos Milagres

LENDA

Contam os mais velhos que em dias de forte trovoada nossa senhora descia num certo sitio e protegia a aldeia. Nesse sitio foi feita, em 1653 uma pequena capela e foi lá colocada uma imagem de Nossa Senhora.

No dia 7 de Setembro era amassado um bolo com 7 alqueires de farinha. De manhã acendia-se o forno que tinha de queimar 7 carradas de lenha. Enquanto o forno ardia, a imagem de Nossa Senhora era colocada à frente do forno com um cravo branco na mão. Ao fim do dia vinha um homem com uma capa, tirava o cravo branco da mão de Nossa Senhora e punha-o na boca, e ia para dentro do forno varrê-lo e prepará-lo para que o bolo fosse posto a cozer.

Este era então posto no forno e se fosse necessário compô-lo o homem voltava lá para dentro e fazia o que era preciso sem nunca se queimar. Na tarde do dia 8 de Setembro, dia de Nossa Senhora dos Milagres, o bolo era repartido por toda a população. Era hábito guardar um bocadinho de bolo até ao ano seguinte, por causa das trovoadas.

Com o passar dos anos a pequena capela já não chegava para tantos devotos. Então em 1713 foi feita uma capela maior que ainda hoje existe. No local da primeira capela foi colocado um cruzeiro a lembrá-la.

A imagem de Nossa Senhora dos Milagres, essa desapareceu...

Autora: Lurdes Marques
 
 
Jazida Jurássica dos Andrés


Uma das mais ricas referências de vertebrados não marinhos do Jurássico superior português e uma das mais importantes do Mesozóico da Península Ibérica
A jazida de Andrés, em Santiago de Litém, no concelho de Pombal, foi descoberta em 1988. A primeira fase de escavações da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural (MNHN) da Universidade de Lisboa ocorreu em Setembro de 1988, a segunda em Junho de 2005 e a terceira entre Agosto e Setembro de 2005.
As escavações financiadas pela Câmara Municipal de Pombal (CMP) e pela Junta de Freguesia de Santiago de Litém (JFSL) inserem-se no projecto de investigação “Dinosaur Osteological and Ichnological Studies of the Mesozoic of Portugal (Dinos)”. Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do Programa Operacional do Quadro Comunitário de Apoio – III, sob a responsabilidade de A. M. Galopim de Carvalho, professor jubilado do Departamento de Geologia (DG-FCUL) e antigo director do MNHN.
“À Descoberta da Alice”
Exposição Permanente de Fotografia e Fósseis do Dinossáurio dos Andrés
Casa da Cultura de Santiago de Litém
Leia mais
 

 

Pesquisa personalizada
© 2005 - 2009 www.abelhamedia.com