Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
Filarmónica da Guia
Associação Artístico-Cultural
Junta de Freguesia

Vídeo

De excertos da actuação da Filarmónica da Guia
numa tarde cultural promovida pela
Centro Social e Paroquial Maris Stella
na tarde do domingo 6 de maio 2007
no Palco do Salão Paroquial da Guia

Historial

Em 1979 o ex-Director Sr. Joaquim da Silva Carreira fez várias diligências no sentido de reunir um grupo de habitantes dos vários lugares circunvizinhos da Guia, a fim de ser organizada uma Associação Artístico-Cultural. A ideia foi-se solidificando e em 27 de Maio de 1980 foi celebrada uma escritura, nascendo nesse momento a Filarmónica da Guia – Associação Artístico-Cultural.
Todas as suas actividades (lazer, ensaios, aulas, reuniões, etc.) têm sido realizadas em vários espaços ao longo da sua vida, tendo sido cedidos ou pela junta de freguesia ou pelo muito amigo desta Associação o Exmo. Sr. Comendador José Maria Duarte Júnior, proprietário de um salão onde a Filarmónica esteve sedeada durante largos anos.
Em 2005, por altura da celebração das suas Bodas de Prata, a Associação conseguiu finalmente realizar um sonho antigo. No dia 3 de Julho era inaugurada a sua sede, um projecto criado e concretizado com um grande objectivo, ser o principal pólo cultural da região e dos principais a nível do Concelho.
A sua actividade tem sido pautada por actuações em diversos eventos religiosos, festas civis e populares nas diversas freguesias do seu concelho (Pombal) e dos concelhos vizinhos (Leiria e Figueira da Foz). Tem participado também em encontros de bandas, festivais e recepções a entidades civis, militares e religiosas. Tem estado presente nas festas do Bodo, em Pombal e na Fago – Feira de Actividades Económicas da Guia.
A Filarmónica da Guia é composta por 43 executantes no activo, todos voluntários e todos eles residentes na freguesia da Guia, o que atesta bem da principal estratégia da banda, a aposta exclusiva em músicos da terra que o fazem de forma gratuita e cuja remuneração é apenas o prazer proporcionado pela sua música.
Inicialmente orientada pelo também fundador Joaquim Carreira, seguiram-se os maestros Augusto César Oliveira e Luís Claudino Vieira. Desde Fevereiro de 2006 a banda é orientada pelo maestro Gualdino Ferreira Branco, grande impulsionador da sua actual escola de música.

Funcionando sob a batuta do actual maestro, a Escola de Música é um dos maiores orgulhos da Filarmónica, contando actualmente com 33 alunos dos 5 aos 18 anos, que são acompanhados por 5 professores nas mais diversas áreas musicais.
Possui também um autocarro próprio para todas as suas deslocações pelo país.
Dia Mundial da Música (2005)
 
Escola de Música (2006)
 
Curso Intensívo 2006
 
Concerto de Natal com a partipação especial do Coral Polifónico do Oeste
Concerto de Natal em colaboração com o Coral Polifónico do Oeste
 
Comemorações dos 50 Anos do Tratado de Roma (Março 2007)
 
Filarmonica da Guia - Pombal - Fago 2007
Inauguração da Fago 2007
 
Filarmónica da Guia - Pombal
Festas das Meirinhas 2007
 
(Seguem-se algumas fotos de antigas formações da Banda)



(Sede)
 



(in Livro: “Guia Uma história, Uma identidade” de Cidália Rodrigues)

 
 
 

Pesquisa personalizada
© 2005 - 2009 www.abelhamedia.com