Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
Junta de Freguesia
 
História da Freguesia da Guia
 
 
Orago: N. Sra. da Guia
 

A Guia é uma das freguesias mais jovens do Concelho de Pombal tendo sido criada pelo Decreto de Lei 74/84 de
31 de Dezembro 1984, aprovada pela assembleia da República e publicada na I série – n.º 301 do Diário da República de 31 de Dezembro de 1984. Esta é, a par do Carriço, uma das duas freguesias do concelho que engloba uma parte da orla marítima.
Recentemente, em 1 de Julho 2003 a Guia foi elevada à categoria de vila.

Milagre de Nossa Senhora da Guia
Por volta de 1675, durante as ladaínhas de Maio, os fiéis que assistiam à missa viram a Virgem suar, o que lhes causou grande admiração. Logo o milagre correu, ganhando fama e atraíndo cada vez mais fiéis que resolveram construir à virgem um templo mais digno. Os crentes juram que a Virgem suou 99 vezes. Apesar do milagre a freguesia foi assolada nos anos seguintes pela fome e muitas calamidades.

A descobrir
 
Ermida de Nossa Senhora da Guia

Situa-se junto a um cruzamento de estradas, com uma praça do outro lado da estrada, rodeada por construções incaracterísticas.

Ermida de Nossa Senhora da Guia A Ermida foi construída de adobes (espécie de tijolo de terra seca ao sol). Tem 18 metros de comprimento e 9 metros de largo. A capela-mor está dividida do corpo da igreja por um arco de pedraria e tem três altares.

Recordando a velha história que os nossos avós insistem em contar, consta que um marinheiro se tenha perdido por estas bandas, ele pediu ajuda a Nossa Senhora para o Guiar no seu regresso, prometendo que este daria um telhado de vidro, para a Ermida. Ambos cumpriram, e em tantos anos uma parte desse mesmo telhado, ainda existe na Capela.

Descrição
Planta longitudinal, composta pelos rectângulos decrescentes da nave e capela-mor, a que se adossa o corpo poligonal da sacristia. Um alpendre assente em colunas toscanas e pilares prismáticos, rasgado a O., S. e E., com escadas de acesso, acompanha em planta as reentrâncias das paredes da igreja, rodeando-a em todo o seu perímetro. Volumes articulados com coberturas diferenciadas: telhado de 2 águas sobre a nave e capela-mor, facetado sobre a sacristia. 5 portas de vão rectangular, uma a O., as outras 4 no eixo N. S., 2 na nave 2 na capela-mor, estabelecem o acesso ao interior. Fachada principal orientada, rematada por frontão angular, com cruz no vértice; cunhais rematados por pináculos em todas as esquinas das paredes exteriores. Interiormente, sobre a porta principal, um coro-alto em madeira assente em pilares prismáticos; a nave coberta por tecto de madeira de 5 planos com caixotões pintados abre para a capela-mor por arco triunfal assente em pilastras; um tecto em abóbada de berço com caixotões remata a capela-mor.

 












Igreja Paroquial da Guia
     





 


Vista da Torre a vista parcial da Guia

 


O Salão Paroquial

 
 
 
 
Pesquisa personalizada
© 2005 - 2007 www.abelhamedia.com