Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
Artista Suzy com bailarinas
Recuperadores de Calor e Salamandras
Turismo é em Portugal
Junta de Freguesia
Portal da Musica ao Vivo
 
Freguesia da Guia
 
Criação em 31-12-1984 | - 37,91 km² de área e 2 726 habitantes (2001)
Destaques
 

Lugares da Freguesia: - Antões do Além - Casal da Clara - Casal dos Secos - Casas de Fonte Cova - Charneca da Guia - Fontainhas - Fonte Cova Godinhos - Grou - Guia - Guia Estação - Lagoa - Marinha do Seixo - Morganiças - Nasce Água - Olhos de Água - Outeiro Martinho - Pedrogueira Pinheiro - Ota do Prazo - Raza - Seixo - Sra. do Livramento - Vale do Poço

 
Veja as fotos do presepio da Guia, feito pelo povo da Paroquia. Foi uma tarde de grande convívio a que se viveu na tarde deste domingo, 4 de Fevereiro 2007, na Guia. Numa organização do Centro Social Paroquial Maris Stella este almoço e animação durante a tarde, serviu para reunir mais alguns fundos para a construção do edifício do Lar Maris Stella, já em fase de acabamentos ali ao lado da igreja paroquial. Com a presença de largas centenas de Guienses e muitos convidados de honra, este almoço foi servido no Salão Paroquial por uma grande equipa de mulheres e homens que apoiam a instituição. Entre excelentes iguarias servidas à refeição acompanhadas pela música do Grupo de Acordeonistas de Pombal e o Grupo de Danças Tradicionais Alfarroba, ficou mais aconchegante esta tarde de Inverno. 
				  Das palavras do presidente da Câmara destacamos a referência do apoio da Autarquia às obras sociais que ainda faltam completar a sua construção e o lisonjear da equipa dedicada a levar este projecto em frente. O presidente da Junta Manuel António reforçou esta ideia, tendo mesmo chamado ao palco toda a equipa ao serviço da instituição. Ficamos ainda a saber que como, por várias razões, não se poderá repetir este ano o certame da Mostra Gastronómica, promovida pelo Centro Social e Paroquial Maris Stella, estão agendadas para os 3 primeiros domingos de Maio 2007 - Tardes Culturais, precedidas de almoço, também elas com o mesmo objectivo, angariar fundos para terminar a construção do Lar da instituição.  


Arroz Doce sem Leite
200 gr. de arroz
2,5 dl. de água
300 gr. de açúcar
5 gemas
1 casca de limão
35 gr.de manteiga
1 pau de canela
canela q.b.
sal q.b.


Modo de Preparação

Coza o arroz em água temperada com sal, a casca de limão e o pau de canela. Assim que estiver bem cozido escorra-o e reserve. Seguidamente leve o açúcar ao lume com água até obter o ponto de pérola; retire-o e misture-o bem com as gemas, junte o arroz. Leve de novo ao lume a ferver durante 10 minutos. Sirva em pratos individuais decorados com canela.


in Portal do Municipio

 
 
 
Coelho com molho de tomate
 

carne de coelho q.b.
4 tomates sem peles nem pevides
2 dentes de alho
1 colher de banha
1 cebola
1 ramo de cheiros
umas conchas de caldo
pão torrado q.b.
pimenta q.b.
salsa picada q.b.
O,5 dl. de vinho branco
sal q.b.
Num tacho faça um refogado com uma colher de banha, a cebola, a salsa e um dente de alho picados. Junte o coelho partido aos bocados e deixe alourar. Acrescente meio decilitro de vinho branco, os tomates sem pele nem pevides, umas conchas de caldo, sal, pimenta e um ramo de cheiros. Leve nova mente ao lume a cozer. A medida que o molho evapora, vá juntando algumas colheres de caldo. Atapete o fundo de um prato com fatias fininhas de pão torrado e coloque por cima o coelho com o caldo.

 
Couves migadas com feijão frade

1,2 kg. de feijão-frade
2 ou 3 batatas
3 folhas de couve
azeite q.b.
sal q.b.

Coza o feijão-frade com as batatas cortadas aos cubos pequeninos. Junte as couves migadas, escorra e tempere com azeite. Acompanhe com sardinhas ou bacalhau assado na brasa.

 
 
Pesquisa personalizada
Artistas e Grupos
Artista Suzy com bailarinas
Recuperadores de Calor e Salamandras
Turismo é em Portugal
© 2005 - 2009 www.abelhamedia.com